Mais acessados

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ASP.NET MVC - Web para grandes e pequenos: Part I - Introdução


Desenvolvendo aplicações PC + Mobile

Introdução

Cada vez mais se faz necessário desenvolver aplicações que suportem acessos por meio de Smartphones e Tablets. Atualmente, 18% de todo o tráfego de internet é feito por meio de dispositivos móveis, segundo pesquisa realizada pelo site americano mashable.com.

Disponibilizar ferramentas gerenciais de BI e relatórios para tomada de decisões tornou-se crucial em um mercado tão competitivo. Além de serviços de e-commerce, informações, etc, para serem acessados de qualquer lugar a qualquer hora.

O ASP.NET MVC provê ferramentas de alto nível e com o que há de mais novo no mercado para criação de aplicações deste tipo.

Nesta série de três artigos, falarei como desenvolver aplicativos que extrapolem o mundo dos PCs, e que proporcionem uma usabilidade incrível para o usuário. Abordarei também técnicas e ferramentas para testar sua aplicação.

Design Responsivo x Design Específico

O Design Responsivo é feito por meio de media queries e CSS facilitam a vida quando precisamos que nossas aplicações se adaptem a diversos formatos de tela. Porém, nem tudo são flores, porque o CSS somente esconde, redimensiona e reorganiza o layout para caber na tela.


Todo o conteúdo HTML vai sempre para o cliente, o que é um problema, dado que na maioria das vezes o acesso por dispositivos móveis é feito por redes de velocidade inferior ao que temos em computadores. 

Existem também limitações de recursos de hardware e do próprio browser dos Smartphones e Tablets (compatibilidade dos browsers mobile: mobilehtml5.org/ e jquerymobile.com/gbs/).

Para gastar o mínimo de banda, dar o máximo experiência ao usuário e facilidade de desenvolvimento, o ideal é usar o Design Específico - o que vou focar nessa série de artigos. 



Neste caso, cada dispositivo terá seu próprio Layout e Views específicas que se adaptem melhor a tela do alvo, exibindo apenas informações mais prioritárias.



Mas, isso também nos traz problemas, porque temos de duplicar código, nesse caso, teremos três Views para cada recurso para o usuário, o que dificulta bastante a manutenção, 

Porém fará um cliente do outro lado da tela muito satisfeito em usar sua aplicação em qualquer lugar.

Resumindo:

Design Responsivo 
  • Fácil implementar 
  • Causa uso excessivo de banda
  • Fácil de manter
  • Experiência moderada de uso para o usuário

Design Específico
  • Fácil implementar
  • Reduz muito uso de banda
  • Difícil de manter
  • Experiência de uso com nível de excelência para o usuário
No próximo post mostrarei como identificar o dispositivo que o usuário está usando para acesso e exibir a View correta para este.

Nenhum comentário :

Postar um comentário